Home Notícias Câmpus Joinville realiza campeonato de robótica durante SNCT

Câmpus Joinville realiza campeonato de robótica durante SNCT PDF Imprimir E-mail
Sex, 05 de Outubro de 2018 13:49

Um campeonato de robótica vai incrementar a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Câmpus Joinville deste ano, que acontece de 16 a 18 de outubro. A competição será na modalidade seguidor de linha, nos mesmos moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e está marcada para o dia 17. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pela internet (clique aqui). As equipes devem ter entre dois e quatro integrantes e podem ser formadas por alunos do IFSC e pessoas da comunidade externa.

Para a competição, o Câmpus Joinville dispõe de dez robôs para as equipes fazerem as adaptações. Portanto, serão selecionadas vinte equipes, dez para o período da manhã e dez para a tarde – metade na categoria lego e a outra parte no Arduíno. Caso haja mais de vinte equipes inscritas, será realizado um sorteio virtual. As equipes também podem trazer seus robôs. Neste caso, o número total de equipes pode chegar a trinta.

Para quem se inscrever até o início da próxima semana, haverá oficina na terça-feira, dia 9, em dois horários, às 8h e às 13h30, quando a professora Joice Luiz Jeronimo e o professor Stefano Romeu Zeplin, que coordenam o projeto, vão passar informações sobre o campeonato e suas regras. A participação na oficina não é obrigatória, mas importante para esclarecer dúvidas dos participantes.

O objetivo do campeonato, segundo professora Joice, é incentivar o trabalho em equipe e a interação entre alunos de cursos diferentes e com a comunidade externa, mostrando o lado lúdico da área elétrica. "Queremos criar um grupo de robótica. Para isso, vamos realizar campeonatos menores e regulares, que vão ajudar a fomentar grupos mais fortes", complementa a professora.

Por Liane Dani | Jornalista do IFSC