• Facebook Page: joinvilleifsc
  • Twitter: ifscjoinville

Guia de Cursos

acesso portal guia cursos

perguntas frequentes

fale conosco

ouvidoria

acesso informacao

Home Notícias Joinville sedia Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência na próxima semana

 

 

 

Joinville sedia Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência na próxima semana PDF Imprimir E-mail
Qui, 04 de Outubro de 2018 12:30

Televisão, computador, celular, satélites. A aplicação da tecnologia de vácuo vai muito além do uso na indústria alimentícia, no fechamento de embalagens, por exemplo. Tanto que a fabricação dos objetos citados no início do parágrafo depende, atualmente, do uso desta tecnologia. Por isto, é com grande expectativa que Joinville sedia o 39º Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência (CbrAVIC), de 8 a 11 de outubro, no campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), localizado no Perini Business Park.


Promovido pela Sociedade Brasileira de Vácuo (SBV) em conjunto com o IFSC, UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Ágora Tech Park, o evento reunirá os setores acadêmico e industrial para discutir problemas relevantes nas áreas de tecnologia de vácuo, ciência dos materiais, tratamento de superfícies, tecnologia de plasmas, nanotecnologia e energias renováveis.


"O principal objetivo deste congresso é estreitar os laços entre universidades, centros de pesquisa e indústrias, propiciando o intercâmbio de informações e conhecimentos entre estes segmentos", explica o professor do Câmpus Joinville do IFSC, Alexandre Werner Arins., que é um dos representantes do IFSC no comitê organizador do congresso, junto com o diretor do Câmpus Jaraguá do Sul - Centro, Jaison Vieira da Maia, e o professor do Câmpus Jaraguá do Sul - Rau, Joel Stryhalski. Os três são professores de física.


Por conta da participação do IFSC na organização, um dos eventos do congresso acontecerá em Jaraguá. Trata-se de um minicurso para professores e alunos do ensino médio e final do ensino básico sobre a tecnologia de vácuo. O objetivo é mostrar uma maneira diferente de estudar a tecnologia de vácuo, de forma lúdica e interativa, utilizando conceitos da aprendizagem ativa. O minicurso acontece já na segunda (8), às 8h30, no Câmpus Jaraguá do Sul – Centro do IFSC.


O mesmo minicurso acontece em Joinville na segunda à tarde, às 13h30, na Udesc. Embora seja gratuito, estudantes e professores do ensino básico e médio devem fazer a inscrição pela internet, no portal do evento.


As demais atividades do Congresso Brasileiro de Aplicações de Vácuo na Indústria e na Ciência, destinadas a pesquisadores, especialistas e estudantes e professores de graduação, também têm inscrição pela internet, no mesmo site. O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais e cinco minicursos nas áreas de tecnologia de vácuo, análise de superfícies por XPS, microscopia eletrônica, plasmas e filmes finos.


Para mais informações, acesse a página do evento.


Por Comunicação do Câmpus Joinville do IFSC com informações da SBV

 

 

banner estude no ifsc 180x80

icone docentes horarios atividades

portal aluno

assistencia estudantil

intercambio

Para visualizar PDF você precisa do Adobe Reader: Clique aqui para baixar.